BLOG

DICA DE DISCO

Jornal do Brasil – Caderno B

Sexta, 16 de maio de 2008

Tárik de Souza
cadernob@jb.com.br


“Eu gostaria que alguém viesse aqui dizer `Glauber Rocha é um canalha’, que eu coloco no ar”. Quem fala não é um de seus detratores, mas o próprio cineasta, em trecho sampleado do programa Abertura (TV Tupi, 1979), que integra a faixa Cérebro na cuba. Há ainda intervenções do venezuelano Hugo Chávez em Não se meta, do mexicano subcomandante Marcos em A outra cidade e até do russo Maiakovski, declamando aos operários seu poema A extraordinária aventura, em 1920 (O meteoro). Tais convidados involuntários pontuam o explosivo (em textos contundentes e guitarras roncantes) Autófago, que o mineiro Makely Ka lança em formato CD e também coloca na internet (makelyka.com.br). Além da politização, o disco do fundador da Cooperativa de Música de Minas e primeiro de seu estado a conseguir na Justiça desvincular-se da Ordem dos Músicos do Brasil trafega também por astronomia, mitologia grega e genética. Rodopia no coco (Sorôco), cita a bossa Maria Moita (Reator) e dialoga com o vanguardista Itamar Assumpção (Desliguem os aparelhos celulares).

Postado em 16/05/2008 Blog!

Compartilhe

Sobre o autor

Makely Ka (Valença do Piauí, 1975) é um poeta cantor, instrumentista, produtor cultural e compositor brasileiro. Makely é poeta, compositor e agitador cultural. Atuando em diversas áreas como a música, a poesia e o vídeo. Incorpora à sua produção artística um componente crítico e reflexivo. Autodidata, desenvolveu uma poética musical própria, amalgamando elementos da trova e do aboio de herança ibérica às novas linguagens sonoras urbanas como o rap, do despojamento da poesia marginal ao rigor formal da poesia concreta.

(6) respostas

  1. Anonymous
    19/05/2008 de 02:47 · Responder

    Êita danado!

    Ian

  2. .ludmila ribeiro.
    19/05/2008 de 16:38 · Responder

    seu “picareta duma figa”! parabéns pelo reconhecimento deste que é um dos grandes da imprensa musical. gostei! que venham outras divulgações. besos!

  3. Jake Mello
    19/05/2008 de 20:19 · Responder

    Eita Coisa boaaa!

    Parabéns!
    Que o vento espalhe e germine..

    beijo.

  4. Renato Negrão
    21/05/2008 de 16:21 · Responder

    hahahaha, a lundu faz um comentário engraçado! makely estamos (eu e meio mundo) em constante torcida pelo que é bom. parabéns a você e ao villaça!

    renato negrão

  5. marden
    22/05/2008 de 15:08 · Responder

    Esse disco é ducaralho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top