Diário

Triste Entrópico em Sines (Portugal)

Fomos selecionados para tocar no Festival de Músicas do Mundo de Sines, um dos festivais europeus mais importantes na sua categoria. Estamos fazendo parte da delegação brasileira, que conta com outros quatro artistas, incluindo Emicida, Metá Metá e Gustavito e a Bicicleta (http://goo.gl/iPwP76). Mas o festival não cobre os custos de transporte e ainda precisamos…

Saiba mais →

Jornada às Raízes Sertanejas – Revista Sagarana

Em busca da própria identidade musical, o músico Makely Ka percorreu o sertão mineiro de bicicleta — em uma jornada de três meses — e descobriu muito mais do que melodias. Por Juliana Afonso Plantas rasteiras, chão de areia, carros de boi e casas de pau a pique marcam o imaginário sobre o sertão mineiro.…

Saiba mais →

Entevista para o Jornal Letras

“Em pouco mais de quatro horas de conversa falou de tudo um pouco. Amores, filhos, família, tropicália, Festivais de Inverno de Ouro Preto, viagens pelo mundo, militância política, preocupações ambientais, filosofia e sobre suas infalíveis técnicas para roubar livros, coisa que fez quando era adolescente em sua curiosidade de mundo, sobre o que conta entre…

Saiba mais →

Estreia do Show Triste Entrópico

Triste Entrópico é o novo trabalho solo de Makely Ka. Resultado de suas viagens e experiências multiculturais nos últimos anos, como o convívio com diversas etnias no Parque Indígena do Xingu, sua visita ao arquipélago de Cabo Verde e suas pesquisas sobre a cultura africana, mais especificamente o Benin e a relação com os retornados…

Saiba mais →

Show na Virada Cultural de BH

Nosso show na Virada Cultural não poderia ter sido mais peculiar. Dividimos o palco com um morador de rua que montou ali seu abrigo. Foi um convívio tranquilo, ele juntou suas coisas numa lateral da pequena praça, cobriu tudo e deixou a casa pronta pra nos receber. Veio do norte de Minas, região de Montes…

Saiba mais →

Programa “Feito em Casa” na Rádio Inconfidência

O programa Feito em Casa que gravei na Rádio Inconfidência teve uma repercussão impressionante, talvez porque as pessoas não estejam acostumadas a ouvir músicas diferentes no rádio. Muita gente me escreveu, telefonou, perguntou sobre o roteiro. Por isso coloco aqui a sequência das faixas e o link para quem quiser ouvir. Abre com Exu e…

Saiba mais →

Makely concorre ao Prêmio Profissionais da Música 2016

O cantor e compositor Makely Ka está na semifinal do Prêmio Profissionais da Música 2016 na categoria Melhor Artista MPB. Estão abertas as inscrições no site do evento para votação dos internautas. Basta entrar no site, se cadastrar e dar seu voto: www.ppm.art.br O prazo de votação vai até domingo dia 13 de março!

Retorno de Saturno para baixar!

Já está disponível para download a edição do meu livro “Retorno de Saturno”, lançado na Coleção Leve um Livro, editada por Bruno Brum e Ana Elisa Ribeiro. Em breve o livrinho estará disponível gratuitamente em diversos locais da cidade como rodoviária, bares, cafés, cinemas e centros culturais. Aqui o link para baixar a versão em PDF desse e de…

Saiba mais →

Repercussões do Show de gravação do DVD

Foi bonito sem fim. Fui pra Gangorra, terra de minha mãe, terra que não cheguei a conhecer e que já nem existe. Fui para a cozinha da minha vóinha e a delicadeza da feitura dos seus doces de figo. Catei arroz vermelho no mato, lembrei da primeira vez em que ouvi a palavra buriti. Revi…

Saiba mais →

Assista a transmissão do show ao Vivo

Assista ao vivo através do link a gravação do show Cavalo Motor, que está acontecendo agora no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte: https://livestream.com/accounts/8362039/events/3997564

Cavalo Motor em BH – Show inédito com gravação de DVD

Temos o prazer de anunciar o show de lançamento do CD e gravação do DVD Cavalo Motor, dia 24 de abril, às 21 horas, no Teatro Bradesco em Belo Horizonte. A apresentação contará com convidados especiais como Ná Ozzetti, Suzana Salles, Titane e Décio Ramos (UAKTI). No palco, estarei acompanhado pelos músicos Rodrigo Torino (viola de 10 cordas…

Saiba mais →

Show na Casa de Francisca [SP]

Dia 02/04 faremos em São Paulo uma apresentação na Casa de Francisca. Vai ser uma formação acústica e intimista. Estarei acompanhado dos músicos Rafael Azevedo e Paulim Sartori e vamos receber como convidados os grandes cantores Suzana Salles e Marcelo Pretto. Mais informações aqui: http://www.casadefrancisca.art.br

Cavalo Motor em Ouro Branco

Próximo dia 21 de março desembarcamos em Ouro Branco para uma apresentação do show Cavalo Motor na Insólita Casa de Artes (Praça Sta. Cruz, 302, Centro). Vamos levar a formação completa: Rodrigo Torino (viola de 10 cordas e ukulelê), Rafael Azevedo (guitarra, violão dinâmico e dobro), Paulim Sartori (contrabaixo), Alcione Oliveira (percussão), Victor Munhoz (MPC, sintetizador modular e harmônio) e Mateus…

Saiba mais →

Marchinha no Concurso Mestre Jonas

Fomos selecionados no Concurso de Marchinhas Mestre Jonas e no próximo sábado (7/02) vamos defender “O Diabo que carregue” no palco da tradicional Banda Mole.Vai ser a partir das 15h na Avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e Guajajaras! Segue aqui o video que fizemos dela: O diabo que carregue

XX Encontro de Arte e Cultura em Morro da Garça

A primeira vez em que estive em Morro da Garça foi em 2012 quando passei pedalando pela cidade do conto “O Recado do Morro”. Volto agora para participar do XX Encontro de Arte e Cultura ao Pé da “Pirâmide do Sertão” Morro da Garça. Hoje faço um show ao lado da cantora Maísa Moura e participo…

Saiba mais →

Cavalo Motor na lista do Jardim Elétrico

O álbum Cavalo Motor ficou na segunda colocação entre os cem discos mais importantes do ano na lista do Jardim Elétrico, um dos sites mais atentos e criteriosos de música hoje no país. Para baixar e ouvir cada um dos discos da lista, basta clicar na capa: http://www.ojardimeletrico.com.br/lista-sim-e-dai-os-100-discos-que-marcaram-2014/

Cavalo Motor no Sesc Belenzinho [SP]

Vamos tocar novamente na Pauliceia, um dos públicos mais atentos e mais dedicados do país, mas também dos mais exigentes. Começamos no Sesc Pompéia e vamos encerrar o ano do Cavalo Motor com uma apresentação no Sesc Belenzinho. A expectativa é grande porque vamos ter a honra e o prazer de receber no palco duas…

Saiba mais →

Lançamento do disco Cavalo Motor no Rio de Janeiro

Seguimos com a turnê. Depois de São Paulo e interior de Minas, estamos chegando agora com o Cavalo Motor no Rio de Janeiro para uma única apresentação no charmoso teatro Solar de Botafogo (Rua General Polidoro 180)! Desta vez estarei acompanhado pelos músicos Rodrigo Torino (viola de 10 cordas e ukulele), Rafael Azevedo (guitarra e…

Saiba mais →

Lançamento do disco Cavalo Motor em São Paulo

Após três anos intensos entre viagens, gravações, encontros, desencontros e muita batalha, vamos finalmente lançar o disco. Vão ser dois shows em São Paulo. Um na capital e outro no interior, em Araraquara. No palco estarei acompanhado pelos músicos Rodrigo Torino (viola de 10 cordas e ukulele), Rafael Azevedo (guitarra e dobro), Paulinho Sartori (contrabaixo), Alcione…

Saiba mais →

Cidade Ocupada

 Movimentos Populares criaram um novo paradigma de atuação política que pode servir de modelo para mudanças futuras Belo Horizonte é uma cidade improvável. Ninguém poderia imaginar há alguns anos que 2013 começaria com a movimentação que se viu por aqui logo em fevereiro. As ruas tomadas por dezenas de blocos organizados a partir das redes…

Saiba mais →

O sertão vai virar barragem (carvão, papel, álcool e ração)!

Estive mais uma vez no sertão de Minas. Pedalei entre Buritizeiro e Paredão, na região noroeste, pelo lado esquerdo do Rio São Francisco. Desta vez, fui acompanhado dos fotógrafos e cinegrafistas Davi Fuzzari e Marco Antonio Gonçalves, da Laboratório Filmes, que estão fazendo um documentário sobre o projeto “Cavalo Motor”. No primeiro dia dormimos em…

Saiba mais →

Música Minas faz ação na maior feira do mundo, promete envio de artistas, mas não cumpre acordo!

Acabo de chegar de uma pequena turnê pela Europa. Tocamos na Lituânia e na Grécia. Por falta de apoio não conseguimos estender mais a viagem para outras regiões da Grécia, assim como atender aos convites para tocar na Polônia, Letônia e Itália. Na Lituânia, tocamos nas duas principais cidades, Vilnius e Kaunas. Em Vilnius o…

Saiba mais →

Notícias do Cavalo Motor

Depois de quase um ano de trabalho, estamos no processo de finalização da gravação do disco “Cavalo Motor”. Quem colaborou na campanha vai ser comunicado! Mas antes disso, eu gostaria de convidar a todos para a exposição “Cavalo Motor no Grande Sertão” que ocupa uma das salas do Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo.  Lá…

Saiba mais →

Contracatraca

Imagine que não houvesse hospitais públicos, nem postos de saúde, tampouco distribuição gratuita de medicamentos. Imagine que esse direito constitucional, por uma dessas ironias do destino, por uma movimentação qualquer em função de interesses econômicos no passado, por um descuido, fosse indiscriminadamente pago. Imagine que isso fosse uma situação considerada normal, que algumas empresas detivessem…

Saiba mais →

Cartografia de Guerrilha

Hoje marchei no centro Parti do Largo da Batata E fui da Praça Sete à Rio Branco Subi na contramão a Conde da Boa Vista Peguei a Campo Grande e cheguei na Azenha Me concentrei na Praça Tiradentes Avancei pela Almirante Barroso e quase fui preso Subi a XV e cortei por dentro, parei o…

Saiba mais →

Fundação Grande Sertão

“O Planalto Central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos dascordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em…

Saiba mais →

Notícias do Cavalo Motor

O ano começou no olho do furacão: shows, exposição, palestras, site e aplicativo atualizados, disco novo e vários projetos pela frente. Quem acompanhou a expedição “Cavalo Motor no Grande Sertão” já sabe de alguns desses desdobramentos. Para realizar a primeira etapa lancei uma campanha de colaboração coletiva que cobriu os custos com equipamentos, hospedagem, alimentação,…

Saiba mais →

Aberto pra Balanço

2012 foi o Ano do Dragão. Na tradição oriental o dragão é um signo poderoso e as previsões indicavam um período de mudanças e realizações. Não foram poucas. Retomei simbolicamente as rédeas da minha carreira artística, me livrando da maioria dos cargos de representação institucional. Não vou me afastar das discussões e quero continuar participando…

Saiba mais →

Presente de Grego

Fomos selecionados por um júri internacional para representar Minas Gerais na WOMEX – World Music Expo, a mais importante feira de música do mundo, que este ano vai acontecer no mês de outubro em Tessalonica, na Grécia. Antes de embarcar decidimos apresentar para o público belo-horizontinouma uma prévia do que vamos mostrar aos gregos. O espetáculo…

Saiba mais →

Barro Branco e Fazenda São Francisco

Leito seco do córrego dos Porcos Poucos quilômetros depois da Barra do Rio-de-Janeiro passei pelo lugar indicado pelos moradores onde costuma haver sinal de celular. No ponto mais alto da região, onde há um tronco caído de gameleira. Nem no tronco tampouco em cima de uma árvore consegui sinal. Mais alguns dias sem comunicação. Cheguei…

Saiba mais →

Back to Top