BLOG

Cavalo Motor na Estrada

Considerado um dos mais irrequietos criadores da cena mineira e um dos mais gravados de sua geração, o compositor Makely Ka lança seu segundo trabalho solo em turnê por quatro capitais nordestinas. Com show de lançamento em Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife e Natal o projeto disponibiliza gratuitamente as músicas para plataformas móveis através de aplicativo no iTunes.

Makely propõe com este novo trabalho a elaboração de suas referências a partir da idéia-conceito de uma máquina rítmico-poética que seja capaz de encadear timbres eletro-acústicos com a pulsação cardiovascular e os sinais elétricos do sistema nervoso. Na sua máquina orgânico-sintética, o artista elabora suas influências mesclando elementos da tradição popular e oral do Nordeste com elementos da escola harmônica mineira. Nascido no Piauí e criado no interior de Minas Gerais, o artista trabalha a simbiose entre as diferentes culturas, condensadas na imagem poético-geográfica de um sertão-cerrado.

Para Makely Ka, utilizar os aplicativos para download em plataformas móveis é uma forma de criar uma nova interlocução com o público. Após o download, os usuários terão acesso não só às primeiras quatro faixas inéditas de Cavalo Motor, mas também às faixas do CD Autófago (álbum anterior lançado por Makely), às letras das músicas, ficha técnica, vídeos e textos publicados sobre o trabalho do artista. Além disso, o usuário também terá acesso à Rádio, espaço que disponibiliza as faixas de mais de uma centena de composições suas gravadas por outros artistas. Com o aplicativo, o público poderá também acessar as redes sociais e o site oficial do músico. A cada música finalizada o aplicativo será atualizado até completar o álbum com as doze faixas previstas.

Acompanhado de seus violões e uma pegada vigorosa, mesclando sua verve crítica com muito humor e despojamento, o artista vai fazer um show solo com participação de convidados em cada cidade. Em BH recebeu a cantora Titane. No show de Salvador, Makely contou com a participação especial da cantora Cláudia Cunha. Em Maceió quem sobe no palco são os cantores e compositores Naldinho e Deyves. Em Recife o artista receberá a cantora e compositora Alessandra Leão. Em Natal será acompanhado pelo músico Paulo Sarkis e pelo compositor Esso.

Buscando sustentabilidade sem o apoio de leis de incentivo ou qualquer tipo de patrocínio, o artista viabilizou a turnê através parcerias estabelecidas com os teatros e espaços culturais de cada cidade, mediados por organizações da sociedade civil como os Fóruns Estaduais e  as Cooperativas de Música, que têm colaborado também com a logística dos espetáculos e o Circuito Fora do Eixo, que está dando suporte na divulgação. A viagem foi programada também dentro das possibilidades oferecidas pelo serviço da empresa aérea conhecido como Giro TAM.

O aplicativo iTunes está disponível em: http://bit.ly/dXoh2a

Postado em 24/05/2011 Blog!

Compartilhe

Sobre o autor

Makely Ka (Valença do Piauí, 1975) é um poeta cantor, instrumentista, produtor cultural e compositor brasileiro. Makely é poeta, compositor e agitador cultural. Atuando em diversas áreas como a música, a poesia e o vídeo. Incorpora à sua produção artística um componente crítico e reflexivo. Autodidata, desenvolveu uma poética musical própria, amalgamando elementos da trova e do aboio de herança ibérica às novas linguagens sonoras urbanas como o rap, do despojamento da poesia marginal ao rigor formal da poesia concreta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Top