Letra de Música e Tradição Oral

Aedos Gregos, Trovadores Galaico-Portugueses e o Cancioneiro Brasileiro

O objetivo é tentar estabelecer algumas relações entre a poesia e a música na tradição popular brasileira a partir da análise da tradição oral desde a Grécia Homérica, passando pelos trovadores Galaico-Portugueses até chegar aos repentistas e cantadores nordestinos, bem como da contribuição musical dos principais movimentos e correntes que se destacaram no país neste século, desde os simbolistas, passando pelo modernismo, a geração de 45, o movimento concreto, a geração marginal até as experimentações poéticas contemporâneas. A oficina pretende também traçar um paralelo entre as diversas experiências literárias e a tradição poética da música popular brasileira, numa tentativa de compreensão das possíveis intercessões e influências mútuas. A idéia é, em última instância, tentar compreender como a música popular brasileira tenta, ainda que num âmbito bastante restrito, restabelecer o vínculo primordial que um dia houve entre a poesia e a música, ou antes, entre a palavra falada e o canto. A proposta da oficina é portanto fazer um levantamento histórico das formas de manifestação da linguagem oral nas mais diferentes culturas e épocas, bem como suas características comuns e possíveis interconexões com outras formas de expressão e sua implicação na música produzida hoje. Serão trabalhadas como eixo de discussão as relações do improviso (desafio, repente, embolada, partido alto, samba de braque, assim como o rap e o free style) e da repetição (métrica, rima, refrão, etc) entendidos como ecos de formas de manifestação da cultura oral secular na urbanidade contemporânea. Serão analisadas as várias formas de associação entre a palavra falada e a palavra escrita que geram representações simbólicas capazes de suplantar o conceito de linguagem definida dentro dos padrões tradicionais. A intenção é demonstrar que essas manifestações constituem etapas distintas de um mesmo processo que teve início em tempos imemoriais quando o homem começa a manipular o código linguístico e fazer uso de recursos mnemônicos e que, ato contínuo vem se desenvolvendo e incorporando novos elementos. Dado, sobretudo o caráter transdisciplinar dessas expressões, importa também tentar compreender o mecanismo de funcionamento dessas interconexões linguísticas, já que envolvem desde de a palavra propriamente dita até o canto, a dança, a performance, a gravura, a pintura etc.

Metodologia

A oficina tem a estrutura de um debate aberto onde os participantes são incitados a interferir, numa tentativa de representar simbolicamente o funcionamento das narrativas orais, onde o texto está sujeito às mais diversas interferências e contribuições. Serão propostos também exercícios dinâmicos de escrita e improvisação, de forma a exmplificar e estimular a atividade criativa dos participantes.

Estrutura

Área de interesse: Literatura e música

Carga horária: 8 horas

Público Alvo: Todos os interessados, tendo ou não experiência artística, que queiram desenvolver uma forma de expressão e interação poética.

Idade mínima: 16 anos.

Materiais Permanentes (a cargo do contratante):

Equipamento audiovisual

Postado em 26/08/2014

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