O documentário “Você pega o galho da esquerda e segue três léguas sem esbarrar” é um projeto de longa-metragem com duração prevista de 91 minutos, tendo como janela prioritária de exibição o circuito de salas de cinema.
A ideia centralizadora será a de desenvolver uma travessia de registrar depoimentos de pessoas que um dia serviram de inspiração para João Guimarães Rosa constituir sua obra maior: “Grande Sertão: Veredas”. O que teriam a dizer os homens e as mulheres que um dia foram personagens roseanos? Como eles se percebem? Como percebem o sertão? A terra? O homem? A luta diária por sobrevivência?
É um filme de aproximação, curiosidade e afeto, deixando que os próprios personagens contem sobre sua cultura. O entrevistador não será como um especialista, antropólogo ou guia turístico olhando de fora, mas sim se aproximando e entrando na roda dos personagens, trazendo consigo o espectador. A linguagem estética segue um ritmo documental, entrelaçado com depoimentos, com momentos com falas em off, em formato de entrevistas com os personagens. A equipe pretende habitar as proximidades das casas dos entrevistados durante alguns dias, viver suas rotinas e acompanhar suas reflexões.
Além de Makely, participam da equipe do longa os diretores Cao Guimarães e Beto Magalhães e o roteirista Leandro Lopes.
Mais informações aqui: https://tresleguassemesbarrar.wordpress.com