Gestão de Carreira Musical

O projeto pretende qualificar os profissionais da cadeia produtiva da música através de um curso de capacitação para feiras e eventos internacionais de música. O objetivo é oferecer uma visão ampla e diversificada das novas possibilidades e exigências de um mercado em transformação a músicos e produtores para que estes ampliem suas chances na carreira. As feiras são hoje espaços estratégicos pela capacidade de dar visibilidade para uma cena e pela possibilidade de estabelecimento de vínculos comerciais entre os agentes da cadeia produtiva da música. Não é por acaso que as feiras se destacam no mundo todo como um espaço privilegiado para negócios, uma vitrine. Algumas delas fazem parte do calendário anual de centenas de profissionais e atraem interessados de várias partes do mundo como a WOMEX, feira itinerante européia, a MicSur (América do Sul), CMJ em Nova York (EUA), Culturgal – Feira das Indústrias Culturais Galega, em Pontevedra (ES), o MIDEN, em Cannes (FR), Canadian Music Week, em Toronto (CN) o Mercado de Música Viva de Vic (ES), AME (Cabo Verde) entre outras.  Cada uma com sua peculiaridade, todas elas  buscam a aproximação do artista com o comprador e o público, com o privilégio de ter uma atenção específica de profissionais que foram ali para essa função específica: conhecer o trabalho e comprar o show.

Metodologia

Vamos trabalhar as feiras como um espaço privilegiado para reflexão, entendendo a dinâmica das rodadas de negócio entre produtores, agentes e compradores, buscando a visibilidade necessária para que os profissionais possam difundir seus trabalhos e consolidar suas carreiras nacional e internacionalmente. Alem disso, o curso pretende ser um espaço para reflexões, discussões e troca de saberes no sentido de encontrar “novos” caminhos para que a cadeia produtiva da música se torne cada vez mais sustentável. As Rodadas de Negócios se consolidaram como o ambiente adequado para os compradores de música em potencial (donos de selos e gravadoras, programadores de festivais e salas de espetáculo, agentes e produtores) estabeleçam um primeiro contato com o trabalho do artista. Trataremos da importância de uma apresentação suscinta e objetiva do trabalho e dos interesses do artista. Falaremos também sobre as reuniões de negócios entre os compradores e as oportunidades de exposição dos trabalhos para os compradores. Discorreremos portanto sobre o perfil de cada feira, o formato e tipo de material mais adequado para cada uma delas, a preparação, as formas de abordagem, a continuação do contato (folow-up), entre outras coisas.

Sobre o autor

Makely Ka é um dos principais compositores de sua geração, com mais de oitenta canções registradas em CD por diversos intérpretes no Brasil e no exterior. Ao lado dos parceiros Kristoff Silva e Pablo Castro, lançou o CD “A Outra Cidade” em 2003, considerado pela crítica especializada como uma das dez melhores produções do ano. Com a cantora Maísa Moura, uma das grandes intérpretes da nova geração de cantoras mineiras, gravou o CD “Danaide”, lançado em 2006. O primeiro trabalho solo veio em 2008 com “Autófago” e em 2014, lançou o álbum “Cavalo Motor”. Sua produção artística está diretamente relacionada à atuação política, através de ações ligadas ao cooperativismo, à economia criativa, a autogestão e à contraindústria. É o fundador da Cooperativa da Música de Minas – Comum e foi representante do Estado nas instâncias governamentais, onde sempre trabalhou pela implantação de políticas públicas para o setor musical do país. Foi representante titular da Música no CONSEC (Conselho Estadual de Política Cultural) do Estado de Minas Gerais (2012 – 2014); representante do setor musical de Minas Gerais na Câmara Setorial criada pelo Ministério da Cultura (2005) e do Colegiado Setorial (2008/ 2009 e 2010/2011); e também representante de Minas na Cúpula Social do Mercosul (2006) e na I Conferência Nacional de Cultura em Brasília (2005); fundou o Fórum Nacional da Música e foi representante da Região Sudeste na Executiva Nacional (2010 – 2011). Um dos fundadores do Fórum da Música de Minas, participou da criação do Programa Música Minas, com ações voltadas para a promoção, intercâmbio e circulação nacional e internacional dos artistas. Foi consultor da Área de Música da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais,  responsável pela Articulação Política (2010) e coordenador da Ação nas Feiras Internacionais do Programa Música Minas (2011). Participou também de ações de promoção no Mercat de Música Viva de Vic (Barcelona na Espanha), CMJ Music Marathon (Nova York nos EUA), Buenos Aires Feria Internacional de Música – BAFIM  (Argentina), WOMEX (Espanha, Grécia e Dinamarca), Feira Música Brasil (Recife, Brasil), Rodada de Negócios de Bogotá (Colômbia); Porto Musical (Recife); Xornada da Industria Musical em Galiza – Culturgal (A Coruña, Galícia), Atlantic Music Expo (Praia, Cabo Verde), Mercado das Indústrias Culturais do Sul (Mar Del Plata, Argentina); Feira da Música do Sul (Curitiba); Atlantic Music Expo (Cabo Verde), entre outras. Como artista já se apresentou nos principais palcos do Brasil e também em Portugal, Espanha, Lituânia, Dinamarca, México, Turquia e Grécia. Entre os principais shows, destacam-se a apresentação na WOMEX – World Music Expo, a maior feira de música independente do mundo, realizada em Tessalônica na Grécia (2012); Festival Gera Muzika Gyvai na Lituânia (Vilnius e Kaunas /2013); Summer Arts Festival em Heraklion, Archanes e Pyrgos na Grécia (Ilha de Creta/ 2013); e o Festival Ollin Kan – Culturas em Resistência na Cidade do México (2012);

Carga Horária:

8 a 12 horas de duração

 Público Alvo:

Músicos, produtores, agentes, jornalistas, pesquisadores e interessados em mercado musical em geral.

Postado em 26/08/2014

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