Fomos selecionados por um júri internacional para representar Minas Gerais na WOMEX – World Music Expo, a mais importante feira de música do mundo, que este ano vai acontecer no mês de outubro em Tessalonica, na Grécia. Antes de embarcar decidimos apresentar para o público belo-horizontinouma uma prévia do que vamos mostrar aos gregos. O espetáculo chamado ironicamente “Presente de Grego” vai acontecer no Sesc Paladium com a banda completa e a projeção de imagens da viagem realizada de bicicleta pelo Grande Sertão entre julho e setembro deste ano.
Esse trabalho é um mergulho profundo nas raízes da cultura popular brasileira, trazendo elementos da tradição popular e oral do nordeste como cocos, cirandas, trava-línguas e emboladas fundamentados em estruturas modais, com métodos modernos de construção melódica e poética a partir da incorporação de elementos do que ficou conhecido como escola harmônica mineira. O cruzamento de referências, que pode ser resumido na imagem-conceito do Sertão-Cerrado, espaço mítico geográfico de simbiose entre dois universos intercambiantes, é uma mostra da cultura brasileira revelada através de ritmos, melodias, harmonias e timbres muito característicos.
Para tanto partimos em busca de referências na literatura, na geografia, na história, na botânica e na zoologia, utilizando o suporte fotográfico, videográfico e audiográfico num trabalho de pesquisa de campo inusitado para o desenvolvimento de um trabalho autoral. A partir daí surgiu o projeto “Cavalo Motor no Grande Sertão”, realizado entre julho e setembro de 2012 com a proposta de percorrer de bicicleta os caminhos do personagem Riobaldo Tatarana no romance Grande Sertão: Veredas, do escritor João Guimarães Rosa, para registrar em gravações de audio, video e fotos as paisagens sonoras e visuais, que vão integrar o disco e o show Cavalo Motor. O percurso compreendeu mais de 1.600 Km e pode ser visualizado através de relatos, fotos e ferramentas de geolocalização espacial no site: makelyka.com.br
No palco dessa Ilíada eu vou estar muito bem acompanhado pelo aedo Demódoco e pelos músicos Rodrigo Torino (viola de 10 cordas, ukulelê e vocal), Rafael José Azevedo (violão aço, baixolão e vocal), Alcione Alves De Oliveira (percussão), Yuri Vellasco(percussão) e Ulisses Moisés (MPC e efeitos).
O show é também uma prévia do CD Cavalo Motor que está sendo gravado através de uma campanha de financiamento coletivo: http://makelyka.com.br/?page_id=420#campanha
Como foi o show na Grécia, Makely?