BLOG

Lançamento Revista de Autofagia 2 e 3

Dia 10 de setembro de 2009 (quinta-feira) a partir das 20h acontece o tão aguardado lançamento dos números 2 e 3 da Revista Autofagia. O evento será no Auditório da Escola Guignard, em Belo Horizonte – Brasil.

Haverá uma mesa de debates com os editores falando sobre o processo de edição da revista. Logo após o debate, serão exibidos vídeos e acontecerá um sarau com performance de Leo Gonçalves e Benjamim Abras, projeção de imagens de Marcelo Terça-Nada, leitura de poemas por Sérgio Fantini e outros colaboradores da revista. Todos os presentes estão convidados a participar da festa-sarau.

A Revista de Autofagia é um projeto desenvolvido desde 2004 por mim e pelo Bruno Brum. Na sua terceira edição, a publicação que reúne poesia, fotografia, artes gráficas, música, tradução, ensaio, cartum e uma variedade de outras manifestações artísticas conta já com um time de mais de cinquenta colaboradores de todo o país.

Referência no mercado editorial brasileiro, onde as raras publicações do gênero não costumam passar da primeira edição, a Revista de Autofagia vem colhendo elogios tanto de escritores consagrados como de novos criadores que buscam nela um espaço para a divulgação de seus trabalhos.

Com um projeto gráfico arrojado e um cuidado editorial que lhe garantem um lugar na estante – ao contrário da maioria das revistas que vai para o cesto – ela tem propositadamente uma periodicidade irregular, o que confere à publicação um charme adicional, gerando expectativa e especulações sobre as próximas edições.

O primeiro número foi publicado em maio de 2006. Os números 2 e 3 estão sendo publicados agora.

Conteúdo

O número dois da revista tem dossiê com o poeta Renato Negrão, desenhos de Sandro Saraiva, colagens de Vítor Martins Leal, poemas de Elisa Andrade Buzzo, Bruno Brum, Bernardo Amorim, conto de Hans Henny Jahnn traduzido por Marcus Tulius Franco Morais, entrevista com Pablo Capilé, Ahmad Jarrah e Lenissa Lenza do Espaço Cubo.

O terceiro número traz poemas de Allen Ginsberg traduzidos por Leo Gonçalves, Kenneth Rexroth e Bill Knott traduzidos por Reuben da Cunha Rocha, um dossiê com o escritor Sérgio Fantini, poemas de Micheliny Verunshck, Joca Reiners Terron, Júlia Studart, Manoel Ricardo de Lima, Mônica de Aquino, Paulo Scott, Guilherme Rodrigues, Fabrício Marques, Letícia Féres, litogravuras de Marcelo Terça-nada!, ensaio de Fernanda Salvo, conto de Jorge Rocha.

10 razões para se lançar uma revista hoje:

  1. Revistas são o veículo de publicação textual mais importante do meio literário dado o seu caráter informativo, sua circulação e seu espírito coletivo;
  2. Revistas são vitrines da produção de determinadas épocas, de determinados contextos;
  3. É através de publicações em revistas que a maior parte dos jovens criadores se lança no mercado;
  4. Revistas funcionam como parâmetro crítico para os leitores;
  5. Revistas funcionam como bússolas para escritores;
  6. Revistas são mais baratas que livros e portanto são mais democráticas;
  7. Revistas são vendidas em bancas de revistas;
  8. Revistas são periódicas e podem ser colecionadas como gibis;
  9. Revistas são lidas no banheiro;
  10. Há pouquíssimas revistas de poesia editadas hoje no país!

Mais informações:
http://saborgraxa.wordpress.com/revista-de-autofagia/

Postado em 03/09/2009 Blog!

Compartilhe

Sobre o autor

Makely Ka (Valença do Piauí, 1975) é um poeta cantor, instrumentista, produtor cultural e compositor brasileiro. Makely é poeta, compositor e agitador cultural. Atuando em diversas áreas como a música, a poesia e o vídeo. Incorpora à sua produção artística um componente crítico e reflexivo. Autodidata, desenvolveu uma poética musical própria, amalgamando elementos da trova e do aboio de herança ibérica às novas linguagens sonoras urbanas como o rap, do despojamento da poesia marginal ao rigor formal da poesia concreta.

(1) resposta

  1. Guilherme Castro
    16/09/2009 de 20:54 · Responder

    Queria poder ter ido….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top