BLOG

Presente de Grego

Fomos selecionados por um júri internacional para representar Minas Gerais na WOMEX – World Music Expo, a mais importante feira de música do mundo, que este ano vai acontecer no mês de outubro em Tessalonica, na Grécia. Antes de embarcar decidimos apresentar para o público belo-horizontinouma uma prévia do que vamos mostrar aos gregos. O espetáculo chamado ironicamente  “Presente de Grego” vai acontecer no Sesc Paladium com a banda completa e a projeção de imagens da viagem realizada de bicicleta pelo Grande Sertão entre julho e setembro deste ano.

 Esse trabalho é um mergulho profundo nas raízes da cultura popular brasileira, trazendo elementos da tradição popular e oral do nordeste como cocos, cirandas, trava-línguas e emboladas fundamentados em estruturas modais, com métodos modernos de construção melódica e poética a partir da incorporação de elementos do que ficou conhecido como escola harmônica mineira. O cruzamento de referências, que pode ser resumido na imagem-conceito do Sertão-Cerrado, espaço mítico geográfico de simbiose entre dois universos intercambiantes, é uma mostra da cultura brasileira revelada através de ritmos, melodias, harmonias e timbres muito característicos.

Para tanto partimos em busca de referências na literatura, na geografia, na história, na botânica e na zoologia, utilizando o suporte fotográfico, videográfico e audiográfico num trabalho de pesquisa de campo inusitado para o desenvolvimento de um trabalho autoral. A partir daí surgiu o projeto “Cavalo Motor no Grande Sertão”, realizado entre julho e setembro de 2012 com a proposta de percorrer de bicicleta os caminhos do personagem Riobaldo Tatarana no romance Grande Sertão: Veredas, do escritor João Guimarães Rosa, para registrar em gravações de audio, video e fotos as paisagens sonoras e visuais, que vão integrar o disco e o show Cavalo Motor. O percurso compreendeu mais de 1.600 Km e pode ser visualizado através de relatos, fotos e ferramentas de geolocalização espacial no site: makelyka.com.br

No palco dessa Ilíada eu vou estar muito bem acompanhado pelo aedo Demódoco e pelos músicos Rodrigo Torino (viola de 10 cordas, ukulelê e vocal), Rafael José Azevedo (violão aço, baixolão e vocal), Alcione Alves De Oliveira (percussão), Yuri Vellasco(percussão) e Ulisses Moisés (MPC e efeitos).

O show é também uma prévia do CD Cavalo Motor que está sendo gravado através de uma campanha de financiamento coletivo: http://makelyka.com.br/?page_id=420#campanha

 

Postado em 02/10/2012 Blog!

Compartilhe

Sobre o autor

Makely Ka (Valença do Piauí, 1975) é um poeta cantor, instrumentista, produtor cultural e compositor brasileiro. Makely é poeta, compositor e agitador cultural. Atuando em diversas áreas como a música, a poesia e o vídeo. Incorpora à sua produção artística um componente crítico e reflexivo. Autodidata, desenvolveu uma poética musical própria, amalgamando elementos da trova e do aboio de herança ibérica às novas linguagens sonoras urbanas como o rap, do despojamento da poesia marginal ao rigor formal da poesia concreta.

(5) respostas

  1. Wilson
    08/10/2012 de 13:57 · Responder

    Oi, Makely,
    Em primeiro lugar, obrigado pelo e-mail avisando sobre o show. Em segundo, obrigado pelo show. As músicas novas são muito fortes e essa formação da banda também tá conduzindo com grande competência as canções.
    Gostei muito do que você falou do “carrasco” e concordo que tem tudo a ver com sua música, uma pororoca farpada, caatinga com cerrado, poesia com inteligência afiada.
    “Idade da Terra” ficou mais forte ainda dentro desse ambiente “Cavalo Motor”. Já vi você apresentando em outras ocasiões um texto, geralmente abrindo o show, no qual falava algo sobre “o santo guerreiro contra o dragão da maldade”, ou algo assim, bem Glauber, pelo que me lembro. Estará no “Cavalo Motor”, também?
    E gostei muito, muito mesmo daquele “ijexá”, qual o nome daquela? Muito bonita a letra. Tenho um filho de um ano e sete meses e me casei no ano passado. Ainda estou aprendendo a lidar com todas as mudanças e com as responsabilidades de agora. Senti muita força com esse ijexá, Makely. Seria possível me mandar a letra, ou talvez colocá-la no seu site?
    Bem, é isso, hoje foi uma noite muito especial, parabéns pelo trabalho sério, competente, inteligente e bonito, Makely.
    Boa viagem, desde já, e deixe os gregos de boca aberta e cérebro fervilhando.
    Grande abraço, Makely,
    Wilson Ossoguju

    • makadm
      02/01/2013 de 15:11 · Responder

      Salve Wilson,

      Fico feliz com o seu retorno. É fundamental pra seguir adiante ter a opinião de quem acompanha o trabalho. Espero manter essa interlocução.

      A música se chama “Ijexá dos Meninos” e fiz para os meus gêmeos que agora estão com dois anos.

      Aqui você pode ouvir a prévia dela e ler a letra: http://soundcloud.com/makely-ka/ijexa-dos-meninos

      Forte abraço,
      Makely

  2. moncler eshop
    12/12/2012 de 13:33 · Responder

    nice and thanks.

  3. Ana Livia
    16/12/2012 de 00:52 · Responder

    Como foi o show na Grécia, Makely?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top