BLOG

100 de Carmen, 50 da Revolução

No centenário de nascimento de Carmen – nossa cantora mais importante em todos os tempos – é curioso esse video gravado em 1941 dentro dos estúdios de Hollywood. Antes da revolução, em 1959, Cuba era simplesmente um cassino frequentado por magnatas americanos nos finais de semana. Hoje, com Fidel afastado e Obama no poder, cogita-se a possibilidade dos norte-americanos voltarem a frequentar as praias de Havana. Enquanto isso, Carmen inspira a próxima edição da semana de moda de São Paulo, ou como prefere o pessoal da Daslu: “SP Fashion Week”. E não preciso dizer mais nada sobre “disseram que voltei americanizada…”! Será que essa seria uma questão hoje?

Postado em 10/02/2009 Blog!

Compartilhe

Sobre o autor

Makely Ka (Valença do Piauí, 1975) é um poeta cantor, instrumentista, produtor cultural e compositor brasileiro. Makely é poeta, compositor e agitador cultural. Atuando em diversas áreas como a música, a poesia e o vídeo. Incorpora à sua produção artística um componente crítico e reflexivo. Autodidata, desenvolveu uma poética musical própria, amalgamando elementos da trova e do aboio de herança ibérica às novas linguagens sonoras urbanas como o rap, do despojamento da poesia marginal ao rigor formal da poesia concreta.

(5) respostas

  1. Julliano Mendes
    11/02/2009 de 17:30 · Responder

    Makako,

    acho que você deveria trocar ‘nossa cantora mais importante’ por ‘a cantora de maior sucesso nos estadusunidos’, porque a importância de nossa bananização é tanta quando a de nossa ascenção ao deus dos mercados, que a globalização fez de vítima o globalizador. E nós? agora, que estamos nos canadeaçucarnificando, pelada de fim de semana na camada pré-sal!Que prefiro a elza soares, o gosto de londres é mais fino que o de massachussets. Daqui, dos trópicos de minha casa sem quintal, prevejo um futuro post seu sobre paulo coelho, ou sobre paulo francis, ou sobre o mário. Quem é melhor: paulo coelho ou carmen miranda? Lembra quando discutíamos caetano veloso e eu me emocionava quando a lisa tocava o quereres? pois é, meu caro, brida que se preza anda de calça comprida, que pelo menos a rima se salva!
    grande abraço, amanhã trombamo-nos!

  2. makely
    11/02/2009 de 17:47 · Responder

    Julliano, não tenho dúvidas de que Carmen foi e continua sendo a cantora brasileira mais importante de todos os tempos, a despeito de ser portuguesa de nascimento e de ter se transformado em estrela holliwoodyana. Basta dizer que foi a cantora que mais lançou compositores em todos os tempos, de Dorival Caymmi a Athaulfo Alves, passando por Ari Barroso e Assis Valente. Isso num momento em que a referência ainda eram as cantoras líricas e gêneros como samba e marchinhas ainda não eram sequer considerados gêneros musicais. Por fim, não acho que o gosto londrino seja mais fino que qualquer outro, mas sei, e disso tenho certeza, que não só Elza Soares, mas todas as outras, não existiriam se não tivesse havido a pequena notável. Portanto, mais respeito com as bananas, que esse é nosso negócio!

  3. Andréa
    12/02/2009 de 12:55 · Responder

    CONCORDO COM O MAKELY !

  4. Julliano Mendes
    13/02/2009 de 00:07 · Responder

    EU TAMBÉM CONCORDO COM O MAKELY!

  5. makely
    13/02/2009 de 14:31 · Responder

    Eu discordo do Makely!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top